SEO vs ADWORDS? Busca Gratuita ou Paga? Otimização ou SEM? Acessos Orgânicos ou Links Patrocinados? Você vai descobrir AGORA!
Como você já deve saber, o Google apresenta em seus buscadores 2 tipos de resultados: os PAGOS e os GRATUITOS.
Os resultados pagos, que aparecem no topo das buscas através da ferramenta de Links Patrocinados do Google, e os resultados gratuitos, conquistados através da aplicação de uma técnica no seu website conhecida como SEO.
Os dois são recomendados e funcionam muito bem para a maior parte dos empresários, mas escolher entre um ou outro dentre as estratégias possíveis no Marketing Digital é uma dúvida recorrente dos nossos clientes.
A ideia de atrair clientes sem pagar nada é bastante sedutora, mas dependendo do negócio pode ser muito complicado utilizar a estratégia de SEO.
O inverso também é verdadeiro. Investir no Adwords, apesar de ser rápido, pode ficar caro demais quando comparado ao retorno que traz para o cliente.
Você sabe quais são os principais fatores que que vão ajudá-lo decidir entre um ou outro?
- DINHEIRO
- TEMPO
- CONCORRÊNCIA
- ROI (Retorno sobre Investimento)
Pois é querido empresário, sabemos que o que falta nas duas primeiras sobram na concorrência. 😭
Mas não tem jeito, pra começar você vai precisar investir pelo menos um pouquinho, ou de DINHEIRO ou de TEMPO.
A CONCORRÊNCIA vai ajudá-lo a decidir em qual delas investir mais no curto e no longo prazo.
Com o ROI você vai medir suas ações e verificar se o investimento em tempo ou dinheiro estão lhe trazendo bons frutos.
Mais a frente abordaremos cada um dos fatores detalhadamente e, através da nossa SUPER MATRIZ DE DECISÃO ONLINE 😆, vamos ajudá-lo a escolher entre um e outro. Mas antes queremos lhe explicar o que envolve investir no SEO e no Adwords.
SEO: dicas antes de começar
É claro que para fazer SEO você vai precisar de um site, para depois aplicar as técnicas para que ele suba no ranking do Google.
Você vai precisar também de um pouco de PACIÊNCIA.
Com ou sem dinheiro, otimizar um site leva algum tempo: os resultados costumam vir de 3 a 6 meses para quem começa do zero.
A vantagem é que depois de conseguir um bom posicionamento, dificilmente você ira perdê-lo (a não ser que cometa algum erro). A tendência é que o tráfego aumente sem você fazer ABSOLUTAMENTE NADA.
Ele pode ser aplicado em cada uma das páginas da sua empresa, categorias, produtos ou serviços. Assim você atinge diretamente quem está buscando o que você comercializa, como: “advogados trabalhistas”, “perfumes importados”, “vestidos de festa em campinas”, “agências de publicidade em são paulo”.
Clientes que fazem buscas deste tipo estão “aquecidos” e dispostos a comprar. Adquiri-los sem pagar por cliques pode ser um excelente negócio.
O problema é que, dependendo do seu mercado, a concorrência pode ser alta e, para alcançar a primeira página, você vai precisar superar seus CONCORRENTES em todos os quesitos que os colocaram naquela posição.
Isso significa que DEVO DESISTIR do SEO?
Claro que não!
Neste caso você precisará adotar uma estratégia de longo prazo, melhorando seu site continuamente e trabalhando os fatores que interferem no posicionamento do seu site.
Outra GRANDE SACADA do SEO é utilizá-lo em artigos no seu site (como este que você está lendo).
Isso se chama Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo.
Através do Inbound consegue expandir sua autoridade e seu volume de acesso no seu segmento de atuação.
Outro benefício é que você vai pegar o cliente um passo atrás, quando ele está começando a buscar informações sobre o que precisa e você terá a oportunidade de “aquecê-lo” em primeira mão.
A concorrência nesta fase tende a ser menor e a possibilidade de ranquear organicamente no Google é maior e MUITO mais rápida.
Caso tenha tempo, poderá se dedicar à produzir um site, estudar sobre como fazer otimização e escrever artigos.
Mas o fator dinheiro também pode influenciar no SEO também.
Você pode contratar um profissional dedicado exclusivamente para produzir e otimizar o site da sua empresa, ou escrever artigos interessantes para o seu público alvo.
A terceira alternativa seria combinar as duas possibilidades, produzindo um site com blog em agência de marketing digital e o restante fazer por conta própria.
Adwords: o que preciso saber?
Ok, se dinheiro não é problema pra você, ou, precisa de resultado pra ontem, é aqui que você deve investir.
Tem gente que não tem tempo nem disponibilidade para produzir conteúdo ou ficar trabalhando no site para subir no Google organicamente.
Com o Adwords você pode colocar seu site nas 4 primeiras posições rapidamente, mediante ao pagamento de um pequeno valor pelo clique em sua palavra chave.
Afinal, o que é pagar R$84,83 por CLIQUE para aparecer no primeiro resultado das buscas para o termo “desentupidora em são paulo”. 😲
Pois é, agora você descobriu por que contratar alguém para desentupir sua privada custa tão caro.
O Adwords funciona como um leilão e um dos fatores que influenciam no custo do clique é a concorrência pelo termo. Quanto mais as pessoas estiverem dispostas a pagar, maior o custo do clique.
Então ADWORDS é um MAL NEGÓCIO?
Absolutamente não!
Se o valor do clique ou a concorrência são altos o ideal é que você tenha métodos para calcular o ROI da sua campanha, assim você não fica somente no feeling para saber se a ação está valendo a pena.
Em alguns casos, mesmo em um cenário como o da desentupidora, você pode chegar a conclusão que vale a pena investir caso sua margem comporte o alto custo, a taxa de conversão seja alta ou exista recorrência no negócio.
Por isso é importante acompanhar a campanha bem de perto.
Fora as exceções, termos com baixa e média concorrência tendem a ser mais baratos e existem também dezenas de técnicas que podem ajudá-lo a GASTAR AINDA MENOS nos anúncios.
Novamente você vai precisar investir tempo para estudá-las ou contratar um Gerente de Contas experiente para elaborar suas campanhas.
Para anunciar você vai só vai precisar de um website (com ou sem otimização) ou mesmo uma landing page simples com as informações dos produtos ou serviços.
ENTÃO, QUAL UTILIZAR? Otimização ou Anúncio?
Bom, já vimos que os principais fatores que vão influenciar são DINHEIRO, TEMPO, CONCORRÊNCIA e o ROI.
Para ajudá-lo a decidir entre SEO e Adwords elaboramos o gráfico abaixo onde você pode descobrir qual estratégia é mais indicada para sua empresa, de acordo com os recursos que você pode providenciar ou tem disponível.
A matriz acima nos passa uma ideia simplificada, apenas para nortear a sua decisão.
Existem outros fatores que podem interferir na escolha, tais como o público, produto, conhecimento de marca e frequência, o que poderá ser identificado por um profissional ou por você mesmo com o passar do tempo.
Dinheiro, Tempo e Concorrência
O DINHEIRO e o TEMPO são os recursos mais importantes. Você deverá decidir qual deles irá dispor em maior quantidade para a sua estratégia e como vai combinar a utilização desses recursos.
Você não tem controle sobre a CONCORRÊNCIA. Em alguns segmentos temos uma predominância de sites bem otimizados, em outros uma grande competitividade nos links patrocinados.
Porém você deve saber que se ela é maior nos anúncios certamente gastará mais dinheiro, se for maior no orgânico levará mais tempo para obter os resultados.
É possível analisar a situação previamente utilizando a Ferramenta de Anúncios do Google, o Google Trends, Semrush, Ubbersuggest, entre outras.
Para que serve o ROI?
O ROI é um indicador eficaz para medir o retorno de qualquer tipo de investimento na empresa, seja ele de marketing, estrutural, maquinário ou pessoal.
Com o passar do tempo você vai conseguir calcular o ROI das suas ações de marketing e, de acordo com suas metas, definir se devem ser interrompidas, ajustadas ou ampliadas.
Ele é calculado através da seguinte fórmula:
Vamos supor que você faça um investimento de $2.000 em links patrocinados e a campanha gere uma receita de $30.000.
Ou seja, o retorno sobre o investimento foi de 14 VEZES o investimento inicial, ou 1400%.
Estratégia SECRETA: Google Ads + Otimização
Uma excelente jogada para alcançar melhores resultados é combinar Google Ads e SEO.
Os 4 primeiros resultados da página de busca, que são os pagos, recebem cerca de 60% dos cliques da primeira página, os 3 primeiros do orgânico recebem 30% e os demais dividem os outros 10%.
Se volume de busca é importante para você, com um site bem posicionado organicamente e fazendo anúncio você aumenta para 90% a chance ser clicado.
Você pode otimizar seu site para um determinado termo e, após ter certeza que a página tem um bom desempenho, anunciar no Google, garantindo assim o ROI positivo.
É possível fugir da concorrência atraindo seu cliente para páginas de conteúdo, minimizando o valor do clique.
Ou ainda, se o seu site é novo, enquanto ele está ganhando posições, você já o impulsiona para o topo das buscas e começa a ter algum retorno, sem perda de tempo.
Conclusão
Caso tenha a possibilidade de utilizar as 2 estratégias VÁ EM FRENTE, elas são complementares e não concorrentes.
Essa estratégia é desejável e pode lhe trazer excelentes resultados, principalmente para quem tem uma quantidade média ou baixa de dinheiro/tempo.
Pesquise seu segmento com bastante atenção e acompanhe seus resultados de perto.
Mais importante que investir em uma estratégia de marketing é MEDIR os resultados.
Tem muita gente que gasta horrores com agências ou enfiam um dinheirão em links patrocinados mas não fazem o básico, que é medir.
Nessa brincadeira nós vemos muitas empresas dedicando tempo e dinheiro trocando figurinha ou até mesmo com ROI negativo. Por isso: