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Conheça o poder do Marketing de Conteúdo para o Sucesso do seu Negócio em 2023

De acordo com CMI (Instituto de Marketing de Conteúdo), 73% do mercado B2B e 70% do mercado B2C utilizam o Marketing de Conteúdo como parte da sua estratégia. E uma pesquisa conduzida pelo Semrush mostra que 91% das empresas que utilizam a estratégia de Content Marketing atribuem o seu sucesso de suas vendas à estratégia.

Ou seja, se em 2023 você ainda não está utilizando o Marketing de Conteúdo na divulgação do seu negócio, você está atrás de 70% dos seus concorrentes.

Mas, se você chegou a este artigo significa que você está disposto a fazer algo em relação a isso, e esperamos até o final deste artigo ajudar você a implementar sua própria estratégia. Então,vamos lá!

 

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O que é marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing baseada na criação de conteúdo relevante para o seu público alvo com o objetivo de atrair, segmentar, reter e educar este público, e através dele estabelecer uma relação de confiança com este cliente e assim persuadi-lo a comprar de você.

O conceito de Marketing de Conteúdo não é novo, é apenas uma abordagem onde o vendedor, prestador de um serviço ou fabricante, concede informações importantes sobre o negócio do cliente, tornando-o consciente de um problema e da possível solução, que pode ser um produto fornecido pela empresa.

No agro, por exemplo, sempre foi muito comum fabricantes de defensivos agrícolas promoverem eventos gratuitos de treinamento sobre pragas que afetam a produção agrícola e as perdas que representam. Claro que ao final desta apresentação, a mesma empresa pode se oferecer como uma das soluções para o combate da tal praga, através de um produto fabricado por ela.

Antigamente, o próprio vendedor cumpria este papel, quando na reunião ou no atendimento apontava falhas e soluções a respeito de uma necessidade de um cliente, que às vezes nem mesmo ele sabia que existia.

Hoje, através dos canais de Marketing Digital, esta etapa pode ser antecipada para o meio on-line, onde através de inúmeros recursos, fazemos estas informações chegarem à nossa persona, tornando-a consciente do problema. Isso pode ser feito através de um vídeo, de um anúncio patrocinado ou mesmo de um artigo de blog como este.

Este artigo, por exemplo, tem como objetivo de estabelecer uma conexão autêntica e honesta com você, a ponto de estimular você a conhecer mais sobre o meu trabalho. 😉

 

Objetivos que podem ser alcançados com Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo oferece uma variedade de benefícios para os negócios, colaborando para cumprir diversos objetivos em diferentes etapas do Funil de Vendas, com conteúdo relevante e valioso, você pode atrair potenciais clientes e criar oportunidades para convertê-los em compradores.

Através da estratégia certa pode construir mais autoridade para você ou para sua marca, se posicionar no mercado de uma forma mais adequada e se diferenciar dos seus concorrentes. Além disso, você consegue se relacionar com o seu cliente de forma mais sutil e elegante com um conteúdo, do que com materiais de venda, possibilitando um relacionamento mais duradouro com os consumidores, promovendo engajamento dos seus compradores.

24 Benefícios que você pode esperar com o Marketing de Conteúdo

  1. Aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.
  2. Gerar leads qualificados.
  3. Fomentar o engajamento do público-alvo.
  4. Construir autoridade e credibilidade no mercado.
  5. Educar e informar os consumidores sobre os produtos ou serviços oferecidos.
  6. Influenciar a decisão de compra dos clientes em potencial.
  7. Quebrar objeções, respondendo às principais dúvidas, explícitas e implícitas, do cliente
  8. Fidelizar os clientes existentes, fortalecendo o relacionamento com a marca.
  9. Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca (SEO).
  10. Melhorar o posicionamento da sua empresa possibilitando diferenciação entre você e seus concorrentes.
  11. Ampliar o alcance e a presença nas redes sociais.
  12. Gerar tráfego para o site e aumentar as taxas de conversão.
  13. Estabelecer a marca como uma referência e líder de pensamento em um determinado setor.
  14. Promover o lançamento de novos produtos ou serviços.
  15. Nutrir leads ao longo do funil de vendas, levando-os a uma decisão de compra.
  16. Apoiar outras estratégias de marketing, como o e-mail marketing e a publicidade online.
  17. Aumentar o compartilhamento e a viralidade do conteúdo, alcançando um público mais amplo.
  18. Melhorar a reputação da marca e a satisfação do cliente, ao fornecer informações úteis e relevantes.
  19. Adaptar-se às preferências e necessidades do público-alvo, fornecendo conteúdo personalizado e segmentado.
  20. Acompanhar e analisar métricas de desempenho para otimizar continuamente a estratégia de marketing de conteúdo.
  21. Impulsionar o crescimento do negócio, aumentando a base de clientes e as vendas.
  22. É acessível, democrático e funciona para qualquer tipo de serviço ou produto
  23. Funciona para grandes, médias e especialmente pequenas empresas!
 

Como fazer? Implementando uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Para implementar uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo, é necessário desenvolver uma estratégia sólida, que inclua a definição dos objetivos, identificação do público-alvo e pesquisa de palavras-chave relevantes para a otimização do conteúdo e sua linha editorial.

É importante que você entenda que os assuntos abordados devem se tratar mais dos problemas dos clientes que do seu produto ou serviço. O cliente deve estar em primeiro lugar! Não os atributos do seu produto, nem seus prêmios, nem sua estrutura. Foco no problema!

Ou seja, se você quer atrair uma persona que deseja abrir uma empresa, você deve apontar quais são os problemas que ele pode enfrentar ao tentar abrir seu CNPJ, os CNAEs indicados para o negócio que ele pretende abrir, falar sobre capital de giro, como pagar menos impostos e daí sim, depois que você passou por todos estes pontos, oferecer um serviço de contabilidade para este contato.

Claro que você não vai conseguir apresentar tudo isso de uma vez. Mas, com as ferramentas de rastreamento (Pixel do Facebook as Tags do Google) você pode apresentar estes conteúdos durante a jornada deste consumidor através de anúncios. Ou você pode tentar captar o email deste possível cliente em seu site, e criar uma sequência de emails apresentando os diferentes artigos.

Você vai tratar do seu umbigo somente nas etapas finais do Funil de Vendas, e se a informação for relevante. Por exemplo, se sua estrutura ou número de funcionários não vai ajudá-lo a resolver um problema, você nem vai falar sobre isso. Agora, se um prêmio pode ajudá-lo a ganhar autoridade perante ao cliente, você vai usar isso nas etapas oportunas mais a frente na jornada de vendas.

Veja também: Como Produzir Conteúdo Rápido (e Bom) para o seu Site

Quais são os Canais de Distribuição na estratégia de Marketing de Conteúdo?

Definida a estratégia e sabendo quais são os problemas que você quer ajudar o cliente a resolver é hora de construir o tão valioso conteúdo. O objetivo é fornecer informações que sejam úteis, interessantes e capazes de solucionar problemas do público-alvo.

Isso pode envolver a produção de artigos de blog, vídeos, infográficos, e-books, podcasts e muito mais. O melhor canal de distribuição de Marketing de Conteúdo é o que alcança o cliente, por isso é fundamental garanta que o conteúdo chegue no público. Isso pode acontecer organicamente, através dos mecanismos de busca (SEO), ou pelo alcance natural das Redes Sociais, e também via anúncios, direcionando a mensagem de forma eficiente para o seu cliente.

Características de cada um dos Canais de Distribuição

  1. Blog: o blog é uma das principais plataformas de distribuição de conteúdo. Ele permite que você crie artigos informativos, posts detalhados e atualizações regulares para manter seu público-alvo engajado. O blog também é uma ferramenta valiosa para otimização de mecanismos de busca (SEO), uma vez que os mecanismos de busca valorizam o conteúdo relevante e atualizado.
  2. Redes Sociais: são canais eficazes para alcançar e engajar seu público-alvo. Os mais populares são Facebook, Instagram e TikTok, mas cada plataforma tem suas características e públicos distintos. Pode ser que no seu caso, as plataformas mais eficazes sejam o Linkedin, ou o Twitter. Mas é importante que você esteja em todas as plataformas e compartilhe o conteúdo de forma diversificado, entendendo a linguagem e a dinâmica de cada uma delas.
    O Facebook permite uma variedade maior de formatos de distribuição, enquanto o Instagram é ideal para conteúdo visualmente atraente, e o Linkedin por sua vez é voltado para conteúdo mais corporativo valorizando o networking empresarial.
  3. YouTube: o compartilhamento de vídeos é uma excelente maneira de alcançar seu público através de conteúdo audiovisual e é a melhor forma de construir autoridade. Os vídeos são altamente envolventes, fáceis de serem consumidos e podem abordar uma variedade de tópicos, desde tutoriais e análises de produtos até entrevistas e vídeos de entretenimento. O compartilhamento de vídeos em outras plataformas, como redes sociais e websites, também é uma estratégia eficaz.
  4. E-mail Marketing: o e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa para distribuir conteúdo diretamente para sua base de assinantes. Por meio de newsletters, você pode compartilhar atualizações, artigos de blog, promoções especiais e informações exclusivas. Através de uma plataforma de e-mail marketing, como o MailChimp por exemplo, é possível construir um funil de vendas completo, com a possíbilidade de segmentar seu público e fornecer conteúdo personalizado com base nos interesses e estágios de compra dos leads.
  5. Outros Canais são Podcasts, que estão muito em alta, podendo ter somente áudio ou vídeo, em um canal do YouTube ou no Spotify. Você também pode distribuir artigos no Linkedin (antigo Pulse) e no Medium, ou Fóruns e Comunidades online, onde você pode interagir e compartilhar conteúdo com pessoas interessadas no seu nicho.

Como aliar o Marketing de Conteúdo ao Funil de Vendas?

Para estruturar um funil de vendas em sintonia com uma estratégia de marketing de conteúdo, é importante entender como o conteúdo pode ser utilizado em cada etapa do funil para atrair, engajar e converter os leads em clientes. Aqui está uma estrutura básica de um funil de vendas alinhado com uma estratégia de marketing de conteúdo:

  1. Topo do Funil (ToFu) – Conscientização:
    • Nesta etapa, o objetivo é atrair a atenção do público-alvo e conscientizá-lo sobre o problemas e as prováveis soluções.
    • Utilize conteúdos relevantes e atrativos, como posts em blogs, vídeos informativos, infográficos ou guias.
    • Concentre-se em solucionar problemas e responder às principais perguntas do seu público-alvo.
    • Ofereça um CTA (Call-to-Action) para que os visitantes assinem sua newsletter, façam o download de um e-book ou se inscrevam em uma lista de e-mails.
  2. Meio do Funil (MoFu) – Consideração:
    • Nesta etapa, os leads já estão cientes da sua marca e têm interesse em explorar mais sobre sua oferta. É a hora que você começa a falar de você de forma mais aberta (desde que a informação sobre você seja pertinente)
    • Forneça conteúdo mais detalhado e educativo, como estudos de caso, webinars, podcasts ou vídeos explicativos.
    • Concentre-se em demonstrar autoridade e fornecer informações específicas sobre seus produtos ou serviços.
    • Ofereça CTAs para que os leads se envolvam com você, como solicitar uma demonstração, fazer um teste gratuito ou participar de uma consulta.
  3. Fundo do Funil (BoFu – Bottom Funnel) – Conversão:
    • Os leads estão prontos para se tornarem clientes e precisam de incentivos finais para tomar a decisão de compra.
    • Nesta etapa você vai criar conteúdo que quebre as objeções do seu cliente a respeito da sua solução.
    • Ofereça conteúdo persuasivo e personalizado, como estudos de caso de clientes, depoimentos em vídeo ou demonstrações detalhadas.
    • Enfatize os benefícios e diferenciais da sua oferta, bem como as evidências sociais (como depoimentos) que comprovam sua eficácia.
    • Forneça CTAs para que os leads entrem em contato com sua equipe de vendas, solicitem uma proposta personalizada ou efetuem uma compra diretamente.

O conteúdo em cada etapa do funil deve ser adaptado às necessidades e ao estágio do comprador. Mas, pode acontecer do cliente sair do inconciente do problema para pronto para compra através de apenas um conteúdo. Esteja preparado!

Além disso, é importante rastrear e medir o desempenho do conteúdo em cada etapa, utilizando métricas como taxas de conversão, engajamento e taxa de abertura de e-mails, para identificar oportunidades de melhoria e otimizar continuamente sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

Comece sua estratégia de Marketing de Conteúdo AINDA HOJE!

Em 2023, o marketing de conteúdo continua sendo uma estratégia poderosa e valiosa para alcançar seu público-alvo, construir relacionamentos sólidos e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Você não precisa ficar acanhado em relação ao conteúdo que você acha relevante para seu público, nem se espelhar em competidores que estão a sua frente neste processo.

Foque seus esforços nos principais problemas vividos por seus clientes e nas melhores soluções que você tem a oferecer.

Toda oficina mecânica oferece serviços mecânicos, mas nem toda oficina oferece serviço leva e trás para quem não pode sair do trabalho, por exemplo. Esta informação pode se tornar um post de Instagram, e com um esforço de anúncio, pode chegar a uma pessoa que está com este problema.

Muitas agências de publicidade oferecem serviços de arte para seus clientes, mas nem toda é especializada em SEO. Sendo assim, eu posso fazer um artigo explicando o que ele está perdendo ao não utilizar este recurso.

Pessoalmente, eu gosto de iniciar pelos principais problemas vividos pelas minhas personas e suas principais objeções que eu ouço dos meus clientes. Fazendo desta forma sua fonte de ideias é infinita, pois são fornecidas a mim diretamente dos meus clientes, que são os maiores interessados.

Faça um artigo de texto, e publique no seu Blog.
Não tem Blog? Publique no Linkedin como artigo.

Se você está pronto para levar seu negócio ao próximo nível com uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo, a Atol Publicidade está aqui para ajudar. Nossa equipe de especialistas em marketing digital oferece os serviços certos para impulsionar o crescimento do seu negócio. Entre em contato e conheça nossos casos de sucesso.

Não perca a oportunidade de investir em marketing de conteúdo e alavancar seu sucesso nos negócios. Um abraço!

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