Quem precisa fazer Marketing Digital? Funciona para qualquer empresa? Por que eu não tive resultado…
Dentre tentativas frustradas, ceticismo, desconhecimento da ferramenta ou simplesmente experiências ruins com profissionais contratados anteriormente, muitos empresários se sentem desencorajados a investir ir seu tempo e dinheiro em ferramentas de Marketing Digital, como SEO, Ads (Face, Google, Insta), conteúdos ou social mídia.
A conclusão que muitos deles chegam é que o tempo dedicado ao marketing poderia ser melhor empregado em outras áreas, como por exemplo networking, e o dinheiro investido na construção de um site ou em verba para anúncios poderiam ser direcionados para a contratação de um vendedor ou na abertura de um novo representante.
É verdade que na maior parte das vezes a indicação é muito mais eficiente para a realização de negócios. Claro, quando você é recomendado por um terceiro este empresta a sua marca sua autoridade, e torna o processo de vendas muito mais simples e fácil de fechar. E sim, quando você abre um novo canal de vendas com um representante experiente na sua área, pode haver um bom incremento para o seu faturamento.
As duas coisas são verdade, mas elas não precisam necessariamente excluir a possibilidade de investimento no seu marketing. muito pelo contrário, mesmo que você acredite hoje piamente que networking ou um vendedor vai trazer melhores resultados que qualquer marketing, não significa que você não deva utilizá-los.
Na maior parte das vezes, 2 coisas resolvem facilmente o problema: um profissional com experiência e um pouco de paciência (pouco mesmo).
Não acredito em Marketing Digital…
Existem dois tipos de céticos:
- O auto confiante, que acha que nada do que existe no marketing será capaz de trazer mais clientes para ele do que ele mesmo
- E o escaldado, que passou por péssimas experiências o quê acabou embutindo em sua mente uma crença limitante.
O primeiro está satisfeito com as vendas que ele faz pelo boca a boca ou pelos passantes que avistam seu estabelecimento. Quando vende pouco, ah culpa o mercado, a crise, a pandemia…
Este só é convencido quando recebe um chacoalhão do seu concorrente, que esfrega em sua cara um estrondoso sucesso em vendas. Daí ele se coça. Vamos deixá-lo de lado.
O escaldado, é culpa dos charlatões, aproveitadores e inexperientes. Profissionais que se metem a fazer coisas que desconhecem, os que induzem o empresário a investir em marketing desnecessário e pessoas de boa vontade, mas que infelizmente não sabem trazer resultado através das ações online da empresa.
A verdade é que o Marketing Digital funciona.
Se você ainda não recebeu contatos pela internet, de pessoas que nunca encontrariam seus produtos ou serviços de outra forma, isso está prestes a mudar.
Quem NÃO PRECISA investir em marketing digital?
Antes de falar sobre quem precisa, vamos falar sobre quem NÃO PRECISA investir em Marketing Digital… Sim, existem empresas que não podem nem pensar em colocar R$1,00 em divulgação.
Negócios com problema de estoque ou de entrega gerados por variação na demanda, capital de giro, etc, precisam investir em outras áreas como controle de processos, gerenciamento, equipamentos, funcionários e organizar a casa antes de voltar a divulgar sua marca.
É mais caro recuperar sua reputação no mercado do que vender para o cliente a primeira vez. Busque um crescimento gradual para sua empresa e cresça com segurança.
Quem PRECISA de marketing digital?
Esta pergunta é um pouco estranha, principalmente se quem a faz é um profissional de marketing. Oras, eu não devia dizer que todo mundo precisa de marketing digital? Não, não todo mundo.
Você sabe que precisa utilizar todo arsenal necessário quando responder positivamente ao menos uma das seguintes afirmações:
Preciso aumentar o número de contatos
Se quanto mais clientes entram na sua loja, ou ligam para você, mais você vende, Anunciar seus produtos e serviços vão fazê-lo sair ir do esquema só boca a boca, e apesar da qualidade do lead ser inferior, com a estratégia correta, você pode torná-lo um cliente valioso.
Tenho um capacidade de produção ociosa ou estoque ilimitado
Se você ainda não chegou na sua capacidade máxima de atendimento, o marketing digital poderá ajudá-lo a conquistar este objetivo.
Preciso aumentar meu ticket médio
Precisa aumentar os valores cobrados por seus serviços, vender produtos de maior valor agregado, ou simplesmente elevar o padrão da sua empresa, através de anúncios você poderá focar no público que deseja, e aos poucos elevar o faturamento da empresa sem necessariamente aumentar sua capacidade produtiva ou custos fixos.
Vendo produtos e serviços complexos
A maior parte dos clientes céticos nascem neste tópico. Produtos e serviços complexos exigem uma estratégia mais elaborada de marketing e venda. Como é possível vender na internet um serviço como o de um contador ou advogado com apenas um contato. Não vai rolar.
Vender produtos e serviços complexos exigem uma estratégia um pouco mais elaborada, um pequeno funil de vendas, ou ao menos um CRM, para não perder os leads no vento.
São estratégias de marketing desejáveis o inbound marketing, anúncios muito bem otimizados, um direcionamento de público assertivo, e às vezes remarketing.
Meu negócio é novo
Infelizmente é comum no Brasil que os empresários pensem em tudo ao abrir ir em uma nova empresa, menos no investimento em comunicação.
Deixar o marketing para segundo plano de uma nova empresa pode ser um erro fatal.
Se você começou do zero, não tem clientes e não recebe indicações, espero que tenha um enorme capital de giro para segurar o baque das contas da fase inicial de um novo negócio.
Você precisa alcançar o máximo de clientes logo no início, então é bom que você tenha uma verba compatível com seu segmento antes de abrir as portas.
Não quero depender só de indicação
Indicação é muito bom… os meus melhores clientes também chegam desta forma. mas depender somente desta fonte de contatos pode ser perigoso: e se eu ficar um mês sem receber indicações, esse um mês eu perder mais clientes. Você simplesmente não pode controlá-la.
Não desista logo na primeira tentativa
Existe um tempo de maturação para divulgar sua marca no mundo digital. Nem tudo funciona para todas as empresas.
A abordagem do cliente que chega pelo Google e pelo Instagram são completamente diferentes, por exemplo. As redes sociais tendem a funcionar melhor para informar ou para produtos mais apelativos ou que atraem venda por impulso, já pelo Google o cliente normalmente vem com uma maior intenção de compra.
Contrate uma agência ou profissional com conhecimento para ajudá-lo a ter resultados com a internet, que faça um bom planejamento explicando onde ele vai direcionar seus esforços de marketing e o porquê.
Uma boa estratégia para quem tem uma verba limitada é dominar primeiro um dos canais e com o tempo ir avançando para os demais, com um bom acompanhamento, sempre analisando resultados através de ferramentas como Analytics, Webmaster Tools e CRM.
Precisa de ajuda em suas estratégias para vender mais através da internet? Entre em contato.