Aprenda a utilizar o ChatGPT para produzir bons conteúdos para sua empresa
Não tem jeito, o portal foi aberto. As inteligências artificiais chegaram para ficar e são o novo frenesi do Marketing Digital. Só se fala nisso.
Quem deu a largada foi o ChatGPT, lançado no final de 2022 para o público e ganhou popularidade rapidamente.
Virou a nova corrida do ouro, e os diversos desenvolvedores de Inteligências Artificiais começaram a lançar seus produtos. Outras ferramentas que ainda estavam em fase de testes já estão sendo disponibilizadas, a despeito de todas as discussões éticas e morais sobre o assunto.
O fato é que este é mais um bonde que está passando e os empresários ganharam uma nova oportunidade para ampliar sua diferença frente à concorrência. Quem perder o bonde vai ficar bem pra trás.
Leia o artigo aprenda a utilizar o ChatGPT de forma eficiente na estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um site que através de uma inteligência artificial escreve textos de forma generativa, utilizando informações existentes na internet, livros e artigos científicos.
A tecnologia não é tão recente assim, mas a grande diferença é que o ChatGPT foi treinado com uma quantidade de textos absurda, o que foi possível através do investimento de um consórcio entre vários gigantes do Vale do Silício, como a Microsoft. Como se não bastasse, foi lançado gratuitamente, em diversos idiomas, tornando-o acessível para todos através de um simples cadastro.
Ele trabalha de forma estatística, funcionando mais ou menos como o corretor ortográfico do celular, prevendo as próximas letras e palavras do texto de forma automática.
Você faz uma pergunta ou apresenta um tema, ele pesquisa em sua base de dados e retorna com uma resposta estatisticamente provável, com um texto mais bem escrito que a média da população brasileira conseguiria escrever.
Dizem que o ChatGPT passaria no Enem com 608 pontos.”
Você também pode personalizar suas respostas para que ele escreva com um estilo diferente ou “puxe a sardinha” do assunto para um lado ou outro, utilizando o que é chamado de prompt de comando, que nada mais é que um estilo específico de perguntar.
Para acessar o ChatGPT clique aqui.
Como utilizar o ChatGPT no marketing de conteúdo?
O ChatGPT agilizou demais a produção de conteúdo e ampliou as possibilidades infinitamente. No Marketing de Conteúdo especificamente, com a ajuda do ChatGPT você pode:
- Escrever legendas para redes sociais
- Organizar agenda de conteúdo
- Elaborar textos para anúncios
- Roteiros de vídeo
- Transcrever vídeos
- Corrigir ortografia
- Aprimorar textos
- Organizar textos em tópicos
- Fazer títulos de artigos
- Escrever artigos inteiros de blog
Basta você colocar o “prompt” no campo de entrada, que é o comando ou a pergunta que você faz, e ele realiza a tarefa. Assim que você aperta o enter ele sai escrevendo de forma objetiva, rapidamente e com boa qualidade. É impressionante.
O segredo do ChatGPT, está em como você elabora as suas perguntas.
Se você elaborar as perguntas boas e conduzir bem a conversa, seus resultados serão bons. Se for ruim, seu texto será genérico e não trará nenhum resultado para a sua empresa.
Elaborar perguntas é tão importante que já existe até um profissional especializado para isso, os Prompt Engineering.
No Marketing de Conteúdo, você pode utilizá-lo como um assistente, fazendo perguntas simples, para confirmar informações, como por exemplo, o nascimento de uma pessoa, a população de uma cidade ou informação sobre a economia de uma região.
Também pode fazer comandos que exigem respostas complexas e elaboradas. Por exemplo:
- Elabore uma legenda para a publicação do dia das mães para o restaurante X,
com 145 palavras e emojis relacionados ao assunto. - Faça um artigo otimizado para SEO, com 1200 palavras sobre “Dicas para vender mais”.
- Elabore um texto sobre a importância de fazer a manutenção preventiva do seu veículo na hora certa. Você é um mecânico, e precisa explicar para uma pessoa
que não entende nada de carros. - Análise gramaticalmente o texto abaixo: “Seu texto…”
Você pode também fazer em etapas, solicitando respostas de acordo com informações que você fornece, elaborando o texto por partes.
É muito intuitivo e fácil de usar, se as respostas não estão saindo como você espera, normalmente o problema está no seu comando. Tente ser mais específico, coloque um contexto, peça para ele fazer de conta que é um especialista na área.
Cuidados ao usar o ChatGPT
Não é um mar de rosas, a ferramenta tem prós e contras.
É conhecido pelos especialistas em ferramentas de inteligência artificial generativas de textos anomalias, tão frequentes que foram apelidadas “alucinação” pelos especialistas.
Sim, o ChatGPT alucina.
Se você pergunta alguma coisa que ele não sabe, existe um risco grande de ele retornar com uma informação inventada, utilizando citações e fontes inexistentes ou presunções totalmente erradas. Ou seja, suas respostas não são 100% confiáveis.
Por isso, ao escrever sobre um tema que você não domina, faça sua própria pesquisa sobre o assunto antes de pedir ao ChatGPT.
Pense no ChatGPT como um bom estagiário ou um funcionário recém formado, alguém que necessita da sua revisão e orientação para aprender a fazer um bom trabalho.
Um problema, especialmente ao elaborar artigos de texto mais extensos, é que, como o ChatGPT é uma programa, existe uma receitinha de bolo que ele segue. Se você não tomar cuidado seu texto vai sair sem estilo, sem alma e com “cara de inteligência artificial”.
Outro problema que também atrapalha um pouco é que o ChatGPT está recheado de vieses “politicamente corretos” entranhados em sua programação. O que pode atrapalhar um pouco em alguns temas mais sensíveis, como da saúde por exemplo.
Futuro da inteligência artificial no marketing digital
Ainda estamos engatinhando no uso da inteligência artificial.
A forma de consumir conteúdo vai mudar e ferramentas como o Google estão atentas a isso e providenciando mudanças que em breve estarão disponíveis para todos. Rapidamente vamos ver as IA incorporadas em todos os aplicativos que utilizamos no nosso dia a dia.
O ChatGPT já está presente nos aplicativos do pacote Office e recentemente a Adobe lançou em uma versão beta do Photoshop um plugin de generativo de imagens, onde podemos solicitar por prompt de comando modificações na imagem, como colocar uma flor na mão de uma pessoa de uma foto, por exemplo. O Google teve que correr atrás da Microsoft, e adiantou o lançamento da sua IA, o Bard.
Os empregos não vão desaparecer, mas muita gente vai ter que se adaptar.
O volume de material produzido será ainda maior, e vamos precisar de pessoas especializadas para mexer nestas ferramentas.
Acho difícil que os clientes optem por produzir eles mesmos os textos. Normalmente eles estão ocupados com suas próprias atribuições diárias (que também estão sendo impactadas pela IA), mas a contribuição do ponto de vista deles sobre os assuntos abordados farão total diferença na qualidade e diferenciação do conteúdo.
Redatores, Copywriters, Designers e Social Medias estão utilizando as IAs em peso, conseguindo aumentar sua produtividade e qualidade com as IAs, muito melhor que um cliente faria.
O segredo está na diferenciação.
Com informações escritas pelas mesmas ferramentas de Inteligência Artificial, com as mesmas fontes, o “mais do mesmo” vai aumentar e os conteúdos naturalmente ficarão cada vez mais parecidos. Isso vai exigir que as empresas pensem em soluções cada vez mais criativas para se diferenciarem.
O Google já é capaz de saber se um texto foi produzido por inteligência artificial, então sair reescrevendo tudo que já está escrito na internet, talvez não o ajude a aparecer melhor no ranking. Você vai ter que fazer melhor do que o que já foi feito, e isso dá trabalho.
A entrega vai se sofisticar muito.
Todos os seus concorrentes também têm acesso ao ChatGPT, quem já fazia Marketing de Conteúdo vai fazer mais ainda, e muita gente que não fazia vai começar a fazer.
Para se sobresair , as empresas precisarão se preocupar bastante com a qualidade dsa peças produzidas. Em um mercado onde fazer um artigo de blog já faria bastante diferença, com cada vez mais gente produzindo conteúdo, será necessário desenvolver mais formatos de entrega, como vídeos, podcasts, infográficos, apresentações e e-books, perocupando-se com design e branding.
E você aí pensando que a Inteligência Artificial vem prara fazer você trabalhar menos… na verdade o trabalho só vai aumentar. Você está pronto para isso?