Uma Landing Page de conversão é aquela que imediatamente leva os visitantes a agir de acordo com o objetivo da página, seja ele uma venda, uma captura de lead, agendamento de reunião.
Criar uma Landing Page de alta conversão para diferentes oportunidades podem aumentar substancialmente suas conversões, especialmente se ela for construída da forma correta, com as informações corretas e para o público correto.
Neste artigo você vai saber tudo sobre Landing Page de alta conversão e todos os recursos para como criar uma página em detalhes.
Tipos de Landing Pages
Existem vários tipos de Landing Page e cada uma delas, como vimos acima, pode servir a um propósito específico: envolver os visitantes, capturar leads e gerar conversões com base no objetivo desejado da campanha ou da estratégia de marketing.
A diferença entre Landing Pages e uma páginas de site convencional, é que normalmente essas páginas apresentam os produtos e serviços de forma mais expositiva, com objetivos diferentes, como Branding e técnicas de SEO para melhor posicionamento orgânico do site, embora também possamos aplicar algumas técnicas de Páginas de Conversão nestas páginas.
Por aqui alguns dos nomes foram abrasileirados, o que deixou ainda mais difícil para pessoas que não são do mercado de marketing digital se localizarem, mas basicamente, os tipos de Landing pages são os seguintes: Páginas de Captura de Leads, Páginas de Vendas, Squeeze Pages, Páginas de Lançamento
Páginas de Captura de Leads (Squeeze Page, Lead Generation Landing Page)
Esse tipo de página de destino é projetado para capturar informações do visitante, como nome e endereço de e-mail, telefone de contato em troca de conteúdo valioso, como um e-book, webinar ou assinatura de boletim informativo.
Quando um cliente realiza uma ação nesta página ele é normalmente colocado em uma sequência de emails ou convidado para um grupo, onde serão enviados mais conteúdos, comunicados e eventualmente um link para uma Landing Page de Vendas ou de Lançamento.
Outra importante função desta página é instalar um código no navegador do usuário, que vai informar a ação as ferramentas de anúncio através do Pixel do Facebook e da Tag do GoogleAds.
Página de Vendas (Landing Page de Vendas ou Sales Page)
Uma página de vendas é uma página de destino dedicada a promover e vender um produto ou serviço específico. Ela fornece informações detalhadas sobre o produto, seus benefícios, recursos, depoimentos e uma forte chamada para ação para incentivar a compra imediata. Normalmente utilizam técnicas avançadas de persuasão e copywriting, atiçando de forma contundente os desejos e medos do comprador.
Landing Page de Lançamento
O Lançamento é uma técnica de vendas do Marketing Digital que normalmente acontecem em etapas que são liberadas aos poucos para os usuários, embora existam outras versões. A Página de Lançamento é utilizada para criar expectativa, gera entusiasmo e capturar registros antecipados antes de o produto estar disponível.
Com técnicas de persuasão como gatilhos mentais, reciprocidade, antecipação e escassez, ela represa a demanda pelo produto, e quando o carrinho de compras é aberto, é um festival de vendas tão grande que muitos custam a acreditar que é verdade.
Elementos de Página de Conversão e Vendas de Alto Desempenho
Alguns dos elementos-chave que devem estar presentes em uma página de vendas eficiente são design atraente, copywriting persuasivo, botões de CTA (Call to Action), chamadas à ação convincentes, testemunhos de clientes e formulários de contato.
- Design Atraente:
O visual da sua página de vendas é crucial para capturar a atenção dos visitantes. Utilize um design limpo, com cores atraentes e imagens relevantes, para transmitir profissionalismo e despertar o interesse do público. - Copywriting Persuasivo:
Utilize textos persuasivos e convincentes para destacar os benefícios do seu produto ou serviço. Destaque os problemas que seu produto resolve e mostre como ele pode melhorar a vida dos clientes. - Vídeo de venda:
Junto com o texto persuasivo, o vídeo é um importante recurso em uma página de conversão e vendas, pois facilita o entendimento do usuário, acrecentando recursos audiovisuais e se beneficiando também da comunicação não verbal do apresentador do produto, que é outro componente importande de persuasão. - Botões de Call to Action:
- Sua página deve ter muitos botões de CTA, a página inteira deve ser um convite à ação, e o botão de call to action representa um importante papel psicológico para a realização da ação, atuando como um sinalizador que permite ao usuário saber o que fazer em seguida. Sem uma CTA clara, o usuário pode não saber quais são as próximas etapas a serem seguidas para comprar um produto ou se inscrever em um boletim informativo e provavelmente sairá do site sem concluir a tarefa.
- Chamadas à Ação (CTA):
Inclua chamadas à ação claras e diretas em locais estratégicos da página. Utilize verbos de ação e torne a ação desejada irresistível para incentivar os visitantes a agir imediatamente. - Testemunhos de Clientes:
Inclua depoimentos de clientes satisfeitos para transmitir confiança e credibilidade. Os testemunhos podem mostrar o impacto positivo do seu produto ou serviço na vida das pessoas, ajudando a convencer novos visitantes a se tornarem clientes. - Formulários de Contato:
Inclua um formulário de contato ou uma opção de compra diretamente na página de vendas. Facilite o processo para que os visitantes possam entrar em contato ou realizar uma compra com facilidade.
Outros recursos importantes de uma Landing Page
- Integrações de Terceiros: Aproveite as integrações disponíveis adicionar recursos extras à sua página de vendas ou conversão, chat ao vivo ou botões de compartilhamento em redes sociais, sincronização com uma lista de clientes em ferramentas de e-mail marketing. Essas integrações podem melhorar a funcionalidade da sua página e proporcionar uma experiência mais completa aos visitantes.
- Design Responsivo: Certifique-se de que sua página de vendas seja responsiva, ou seja, se adapte a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. O Elementor oferece recursos para visualizar e ajustar seu design em diferentes dispositivos, garantindo uma experiência consistente para todos os visitantes.
- Códigos de Acompanhamento: Instale os códigos de acompanhamento do FacebookAds (pixel de conversão) e GoogleAds (tag de conversão) e certifique-se que tudo esteja funcionando corretamente.
- Análise de Dados: Utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, para obter insights sobre o desempenho da sua página de vendas. Acompanhe métricas como taxa de conversão, tempo de permanência e origem do tráfego para identificar áreas de melhoria e tomar decisões baseadas em dados.